top of page
Foto (43).jpg

PIJ - PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE JOVENS
RYEP – ROTARY YOUTH EXCHANGE PROGRAM

A exposição a culturas diferentes é uma das mais poderosas maneiras de promover a paz e a compreensão internacional. O Intercâmbio de Jovens planta as sementes da compreensão ao oferecer a milhares de estudantes a oportunidade de conhecer outras sociedades e vivenciar costumes diversos.

O programa oferece inúmeros benefícios tanto para os participantes, quanto para os rotarianos anfitriões, rotarianos conselheiros e a comunidade em geral. Ao vivenciar os aspectos da vida em outro país e expandir seus conhecimentos sobre o mundo, os jovens amadurecem e passam a compreender-se melhor. A imersão em sistema educacional diferente aprimora suas capacidades acadêmicas e pessoais. Ao mesmo tempo, sócios de Rotary Clubes, integrantes das famílias anfitriãs e membros da comunidade, ao estabelecer um relacionamento prolongado com o jovem, aumentam seu entendimento sobre outra cultura.

Histórico 📚

O intercâmbio de jovens teve início na década de 1920, envolvendo alguns clubes europeus, e embora tenha sido descontinuado durante a segunda guerra mundial, voltou a existir em 1946. A participação em intercâmbios acadêmicos aumentou consideravelmente na década de 1950 e, em 1972, o conselho diretor do RI sugeriu que o Intercâmbio de Jovens fosse adotado por Rotary Clubes de todo o mundo. Hoje, mais de 8.000 estudantes visitam e estudam em cerca de 80 países anualmente.

O Programa de Intercâmbio de Jovens teve sua origem Brasileira em Belo Horizonte, iniciado pelo médico e professor Ruy Pimenta Filho há 37 anos.

O Distrito 4.440 é parte do programa há mais de 20 anos, ajudando jovens de nosso estado a expandirem seus horizontes através do Intercâmbio de Jovens. Centenas deles foram morar durante um ano no exterior em destinos dos mais variados: Taiwan, Alemanha, Colômbia, México, Estados Unidos, França, dentre outros.

Tipos de PIJ 📌

1. Intercâmbio de longa duração: geralmente um ano letivo no país anfitrião, durante o qual o estudante frequenta escolas locais e mora com duas ou três famílias que devem ter sido escolhidas criteriosamente pelo Rotary Club anfitrião.

2. Intercâmbio de curta duração: pode variar de alguns dias a várias semanas, ocorre geralmente no período de férias escolares e não inclui atividades acadêmicas. É possível que você possa adaptar seu intercâmbio a interesses próprios ou incluir excursões a locais específicos.

3. Intercâmbio Novas Gerações: pode variar de algumas semanas até três meses. Ideal para estudantes de ensino médio recém-formados, jovens profissionais e rotaractianos. Os intercâmbios podem ser programados para indivíduos ou grupos e os jovens devem ter entre 18 e 28 anos.

Seleção do Estudante 👩‍🎓👨‍🎓

A seleção dos jovens é rigorosa, sendo que as inscrições estão sempre abertas e os testes acontecem uma vez por ano entre março/abril para as turmas que partem no ano seguinte. A idade da seleção atual também tem que ser enquadrada entre jovens de 15 e 18 anos incompletos, que estejam cursando o segundo grau. No método de seleção normalmente é analisado os currículos, sendo avaliadas notas escolares do candidato, suas habilidades linguísticas, capacidade de adaptação a outro ambiente com entrevistas psicológicas, testes de conhecimentos gerais sobre atualidades brasileiras etc. As partidas são em janeiro ou agosto, dependendo do destino.

Comparando com os demais programas de estudo no exterior, o do Rotary é o de menor custo para a família além de sua excelente qualidade e grande segurança. Daí ser grande o número de candidatos.

bottom of page